Você sabe quem é a Brand Persona da sua marca?

Acerte no alvo

O relacionamento entre uma marca e o seu público é a peça chave para o sucesso, tanto para as vendas no meio físico, quanto para as vendas online. Definir a Brand Persona da empresa é uma tarefa muito importante (se não a mais importante) nessa jornada de construção de relacionamentos duradouros e verdadeiros com os futuros clientes. 

Como o próprio nome diz, Brand Persona é a personificação da marca. Ou seja, uma empresa é muito mais do que um nome, um símbolo, um logotipo. Ela é composta por uma série de valores, características, sensações e sentimentos, que são percebidos pelos consumidores. O trabalho da Brand Persona é representar todos esses atributos, facilitando o processo de identificação e comunicação com o público. Neste post vamos entender mais sobre isso e te ajudar a construir a persona ideal para o seu negócio. Vem!

O trabalho da Brand Persona é representar todos os atributos de uma marca, facilitando o processo de identificação e comunicação com o público

Qualquer tipo de relacionamento precisa ter como base a identificação e a confiança, certo? Quando você pensa nas Estratégias de Marketing e de Marketing Digital da sua empresa, consegue visualizar o relacionamento com o seu público? Se esse item ainda não é prioridade no seu planejamento, talvez seja a hora de refazê-lo. 

Ao entender que o sucesso da sua marca está diretamente relacionado à forma que você se relaciona com os consumidores e com os consumidores em potencial, fica cada vez mais útil o desenvolvimento da Brand Persona. 

O QUE É BRAND PERSONA?

Uma estratégia muito utilizada pelas empresas que têm o Marketing de Conteúdo como norteador, a Brand Persona é uma personagem fictícia, criada com o intuito de representar a marca. 

Ao personificar a empresa, ela passa a ter um tom de voz, um estilo próprio, valores e hábitos específicos. Todas essas características funcionam como um norte para a equipe de marketing direcionar as comunicações: redes sociais, endomarketing, anúncios, e-mails, eventos, etc. 

Através dessa estratégia, todas as pessoas responsáveis por representar a marca ficam alinhadas, tornando a comunicação muito mais consistente e fluida.

 A Brand Persona é uma personagem fictícia, criada com o intuito de representar a marca.

POR ONDE COMEÇAR A DEFINIR A BRAND PERSONA?

Em um cenário ideal, a Brand Persona seria definida ao mesmo tempo que a marca está sendo criada, mas sabemos que esse item muitas vezes é deixado de lado. Para iniciar o planejamento, é necessário ter em mente quatro elementos sobre a empresa:

  1. Quais são os pilares da marca?

Faça um resumo dos termos chave que representam a essência da marca e deixe-os sempre acessíveis para você e para sua equipe. 

  1. Defina a essência da sua empresa.

Dentre esses termos chave, qual deles é o mais importante? Qual melhor representa a sua marca? Essa essência deve estar presente em todos os seus produtos e na forma como se comunica.

  1. O que a sua marca promete aos seus clientes?

As promessas de uma marca vão muito além da entrega do produto, da agilidade e da qualidade. Está relacionado a sentimentos, sensações e valores agregados ao serviço. É importante ter essas promessas bem definidas, assim como a garantia de sua entrega, para que a Brand Persona tenha bons argumentos de venda e encantamento. 

  1. Ter em mente a sua missão como empresa

Obviamente a sua empresa tem o objetivo de gerar lucros, mas além disso, qual a sua razão de existir? Qual o seu propósito? Esse norteador irá auxiliar durante toda a jornada da empresa até os seus objetivos.

COMO DOCUMENTAR E COMUNICAR SUA BRAND PERSONA

Tendo todos os itens anteriores bem definidos, chega a hora de colocar no papel as características da Brand Persona. Você pode criar um documento contando toda a trajetória da empresa, sobre sua criação, a escolha do logotipo, melhorias que vieram com o tempo, ideais, propósitos, etc. Após, liste os itens característicos da persona que guiarão as comunicações da sua empresa daqui por diante:

  • Tom de voz (formal, informal, jovial, sério, jornalístico, descontraído, etc.) 
  • Constelação semântica (grupo de palavras que se repetem)
  • Gírias e regionalismos
  • Formas de argumentar
  • Referências que ela usa ao falar
  • Citações e autores que ela admira

Depois de finalizado, esse documento deve circular com frequência entre todas as pessoas que forem responsáveis por representar a empresa, tanto digital quanto fisicamente. Dessa forma, os conteúdos ficam muito mais personalizados e alinhados às diretrizes e valores da sua empresa.


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