Em um cenário onde, antes de realizar uma compra, nove a cada dez brasileiros pesquisam na internet, estar presente no meio digital já não é uma opção. Existem diversas formas de se trabalhar a presença digital de uma empresa, e a criação de um bom site é uma delas. Entretanto, como saber o que é um bom site? Quais os elementos básicos que você deve disponibilizar para manter o seu endereço na web atualizado, útil para seus visitantes e o mais importante, como construir um site verdadeiramente vendedor?
Se você está iniciando a divulgação da sua empresa, deve estar focado na construção da presença digital da marca. Ela deve deixar claro para os seus públicos quem você é, o que está ofertando, seus diferenciais e propostas de marca, o que é muito importante para a sua colocação em um mercado tão competitivo como o que estamos vivenciando hoje em dia.
As estratégias de Marketing Digital devem ser prioridade, principalmente no início de atuação de uma empresa, já que irão impulsionar o seu negócio e torná-lo visível para o seu público. Após dar os primeiros passos para divulgar a sua empresa, chega a hora de colocar em prática e criar o seu site.
TENHA UM DOMÍNIO PRÓPRIO E UTILIZE URLS AMIGÁVEIS
Vamos começar pelo URL do seu site. Um domínio próprio irá demonstrar credibilidade, além de facilitar para os seus clientes e futuros clientes acessarem a sua página, que deve ser, basicamente, o nome da sua empresa seguido de “.com.br”.
Você deve pensar da mesma forma ao planejar as demais páginas do seu site, criando cada sessão de forma isolada, para que tenham URLs separados e amigáveis. Esse processo auxilia, inclusive, no ranqueamento do seu site no Google e demais buscadores.
CONTEÚDO RELEVANTE E DE QUALIDADE
Um bom site precisa estar preenchido com informações de qualidade. Isso não quer dizer que deva estar abarrotado de textos, mas que deve, de forma clara, dizer aos seus visitantes quem você é, o que você vende, como contratar seus serviços e também demonstrar os assuntos que você domina.
Além de caprichar em todas as descrições, tenha títulos atrativos, distribua corretamente os conteúdos em diferentes sessões para proporcionar uma boa experiência e navegabilidade aos usuários do seu site.
Uma outra dica importante é ter e atualizar com certa periodicidade um blog. Os blog posts vão auxiliar no ranqueamento da sua página, eles conversam diretamente com a persona da sua marca, além de fornecer conteúdo para seus clientes e atrair novos consumidores.
DEIXE EM EVIDÊNCIA SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO
Este item é muito importante! Você pode incluí-lo mais de uma vez, em diferentes sessões e diferentes partes do seu site. Deixe bem claro quais são as formas de entrar em contato para contratar seus serviços, comprar seus produtos, como enviar mensagens no caso de dúvidas, se possui endereço físico ou não.
Este é outro ponto que auxilia os seus visitantes a se sentirem seguros navegando pela sua página e os deixa mais confiantes em fechar um negócio. Eles precisam ter certeza que sua empresa é real e que será simples entrar em contato se tiverem qualquer dúvida ou problema.
CERTIFIQUE-SE DE QUE SEU SITE É AMIGÁVEL PARA VÁRIOS DISPOSITIVOS
Já é uma realidade que a internet é mais utilizada através de celulares do que em computadores, então um dos pontos fundamentais para um bom site é estar adaptado, ser construído com design responsivo.
Algumas pessoas fazem um primeiro acesso pelo celular, mas voltam a visitar o site pelo computador mais tarde, para fechar uma compra ou entrar em contato. Então é importante que a sua página funcione muito bem nos dois tipos de acesso.
TENHA BOAS PRÁTICAS PARA GARANTIR UM CARREGAMENTO RÁPIDO
Você sabia que, um dos critérios do Google para realizar o ranqueamento das páginas é a velocidade de carregamento? Além disso, este é mais um ponto que reforça a credibilidade da sua empresa, pois demonstra preocupação e manutenções em sua página, para se certificar que está funcionando da melhor forma possível.
Algumas dicas para melhorar a velocidade do seu site são: utilizar poucas animações, observar a quantidade de códigos e scripts sendo carregados simultaneamente, eliminar recursos desnecessários, ter um bom serviço de hospedagem e, por fim, realizar testes constantemente.
Além dessas dicas, existem outras formas de agregar credibilidade, facilitar a navegação e tornar o seu site ainda mais vendedor, como incluir comentários e depoimentos de clientes, investir em imagens originais e de alta qualidade, ter boas práticas de SEO, etc.
É sempre importante contar com uma boa equipe na hora de criar e manter um site. Você pode contar com a Pro9 para fazer a sua empresa decolar! Entre em contato conosco e vamos encontrar juntos as melhores soluções para alavancar as suas vendas.