Guia completo: Tudo o que você precisa saber para definir as personas da sua empresa

Criar a persona da marca é um dos pontos fundamentais para que suas estratégias de marketing tenham sucesso. É através deste processo que todo o restante do planejamento será construído. Quer entender melhor qual a importância e como definir as personas da sua marca?

Então continue a leitura deste post.

Se você já está envolvido no planejamento de marketing, realizando tarefas para melhorar a presença digital da marca e já realizou o mínimo de pesquisas sobre o assunto, já deve ter se deparado com o termo Persona. Hoje vamos entender melhor qual a importância deste processo,  quais os tipos de persona que a sua empresa precisa definir e como fazer tudo isso, de forma prática e objetiva.

O QUE É PERSONA

Persona é a construção de uma personalidade semifictícia dos seus compradores, que irá  orientar a criação de conteúdo e o Marketing Digital. Quanto mais detalhes forem adicionados a esse personagem, mais fluído e consistente será as demais tarefas de Marketing.

Ao pensarmos no nosso público alvo como uma pessoa real, com todas as suas particularidades, fica mais fácil de estabelecer uma linguagem adequada e criar conteúdos específicos e segmentados de forma muito mais humanizada.

Exemplo de persona: específico, refere-se a um ser humano semifictício
Ana tem 38 anos, é advogada e atua em um escritório próprio, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Ela mora em Campo Bom com a sua família: Marido e duas filhas. Aos fins de semana, gosta de passeios ao ar livre. Ana tem uma vida muito agitada, mas gosta de cuidar do físico realizando natação duas vezes por semana e cultiva o hábito da leitura diária.

Para que este trabalho tenha bons resultados, é importante que a persona seja construída a partir de dados reais dos seus atuais consumidores, ou através de pesquisas de público que tenham relação com o seu perfil desejado de clientes.

QUAL A DIFERENÇA DE PERSONA E PÚBLICO ALVO?

Os dois conceitos são semelhantes, porém não têm o mesmo significado. É possível trabalhar com esses dois cenários dentro de suas estratégias de marketing. 

A ideia de público alvo é muito mais ampla e genérica, lhe dará um norte para segmentar o público, direcionar comunicações e até mesmo para a criação de novos produtos. 

Quando falamos de público alvo estamos nos referindo a um grupo de pessoas com características em comum. Enquanto que, quando falamos de persona, estamos nos referindo há um provável ser humano, levando em consideração seus sentimentos, preferências e hábitos, o que torna este processo muito mais humanizado e personalizado.

Exemplo de público alvo: Genérico, refere-se à um grupo de pessoas.
Moradores do estado do Rio Grande do Sul, com idade entre 25 e 45 anos, sexo feminino, com graduação completa.

POR QUE DEVO DEFINIR PERSONAS PARA O MEU NEGÓCIO?

Além de facilitar o processo de criação de conteúdo e direcionar as suas estratégias em Marketing, a definição de personas para a sua empresa irá reduzir as chances de estar criando comunicações com linguagem ou foco incorreto. 

Através destas definições é possível ter claro a resposta para as perguntas o quê, como, quando e onde, tanto para desenvolver suas comunicações de marketing, quanto para outras estratégias da empresa, como o lançamento de novos produtos. 

Exemplos de utilidades da Brand Persona:

  • Ter mais conhecimento e domínio sobre o público da empresa
  • Mensurar o valor da sua empresa para o público
  • Definir corretamente os canais de comunicação
  • Criar de forma adequada as pautas de marketing
  • Usar tom de voz e linguagem adequados
  • Personalizar o site de acordo com o público, maximizando a experiência do usuário

OS DIFERENTES TIPOS DE PERSONA

Sim, são vários os tipos de persona que a sua empresa pode construir. Inclusive, dependendo da sua estratégia e tipos de produtos ou serviços que oferece, pode ser interessante ter várias personas de cada tipo.

Buyer Persona

Este é o tipo mais comum a ser criado e o principal a ser utilizado nas suas estratégias de marketing. Trata-se do perfil de “comprador” dos seus produtos. É esta persona que estará guiando as decisões a respeito das comunicações que tem como objetivo gerar vendas para a sua empresa, ou seja, está diretamente relacionada ao seu faturamento.

Audience persona

Neste cenário, o personagem ainda não é um comprador em potencial, porém ele recebe as suas comunicações e interage com elas. É muito comum no meio digital, onde precisamos criar conteúdo específico para receber retorno nas redes sociais. 

Brand Persona

Outro personagem muito importante para a sua empresa. A Brand Persona irá representar você, a sua marca, em suas comunicações. Uma forma de personificar, humanizar a empresa e torná-la muito mais próxima do público. Nós falamos sobre a Brand Persona em um artigo anterior, que você pode ler aqui.

Dependendo da sua estratégia, a empresa poderá criar vários tipos de persona, com diferentes características.

PASSO A PASSO PARA DEFINIR A PERSONA DA SUA EMPRESA

A definição da persona (ou das personas, a depender da sua estratégia) é um processo que requer pesquisa, fatos e dados. Não pode ser construído com base no achismo ou em predefinições, pois elas podem nos enganar. O que nos leva ao primeiro passo:

1 – Pesquisa

É necessário realizar a coleta de dados dos seus consumidores, ou consumidores alvo, no caso de empresas que estão iniciando as atividades. De modo geral, normalmente estes dados são coletados através de entrevistas e questionários, que podem ser aplicados presencialmente ou online. 

Além disso, você pode (e deve) aproveitar todos os dados que a sua empresa já tem disponível sobre os seus consumidores. Informações provenientes de suas compras, dados do Google Analytics e relatórios de redes sociais podem te ajudar neste processo.

2 – Aplicar o questionário

Você pode separar as perguntas em algumas categorias, que mais tarde irão te guiar para a estruturação da persona.  Nossa sugestão é que tenha, pelo menos, estas cinco categorias:

  • Demográficas: Gênero, Idade, Cidade, Escolaridade, Cargo, segmento de atuação, tamanho da empresa;
  • Pessoal / Profissional: Rotina, Responsabilidades, Objetivos, Desafios;
  • Consumo de conteúdo: Quais redes sociais, Onde consome informação, Como aprende uma nova habilidade;
  • Hábitos de compra: Quais marcas mais consome, Como se informa antes de comprar, Como prefere falar com as empresas;
  • Relação com a empresa: Como conheceu a marca; como a empresa te ajuda, qual a maior qualidade da empresa.

3 – Realizar a análise dos dados

Nesta etapa, é necessário reunir todos os dados que foram coletados, pode ser útil incluir tudo em uma planilha, trazendo as informações de todas as fontes de pesquisa que foram utilizadas.

A ideia central é observar os padrões e respostas idênticas ou semelhantes, de forma a identificar os traços da sua persona.

4 – Estruturação

Através das características que foram observadas na etapa anterior, você poderá dar nome e rosto às suas personas. Um bom perfil deve contar uma história, ser o mais próximo de um ser humano real possível. Você pode criar um texto descritivo sobre a persona, contando como é o seu dia a dia. 

5 – Aplicação

Chegou a hora de divulgar e comunicar sobre a sua persona para a sua equipe. É necessário que todos estejam familiarizados com o conceito para poder aplicar no seu dia a dia. É bastante útil reunir a equipe e realizar a apresentação de forma bastante visual. O texto descritivo que você criou na etapa anterior pode ser entregue ou enviado para eventuais consultas, e você pode também criar representações gráficas com o resumo das preferências da sua persona, tornando ainda mais visual e simples o entendimento do conceito. 


Agora mãos à obra! Depois de ter passado por todas as etapas, sua empresa estará um passo à frente na caminhada do marketing digital. 

Gostaria de ajuda para a realização deste processo? Entre em contato conosco! A Pro9 tem as melhores soluções para você e o seu negócio.

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