Pode ser que você esteja começando agora, ou já esteja no mercado há algum tempo, mas ainda não tenha se dedicado à divulgação da sua marca e se deparou com a dúvida “Por onde começar?” Devo criar um site, uma página no Facebook ou distribuir panfletos? Nada melhor do que contar com quem entende do assunto para ajudar nessa tarefa.
Iniciar a jornada com Marketing Digital pode ser uma tarefa desafiadora, se não tiver claro os objetivos e expectativas com relação a marca. Listamos abaixo os primeiros passos que você deve tomar para divulgar a sua marca e criar uma presença digital forte e consolidada.
CONHEÇA O SEU PÚBLICO
Entender para quem você está direcionando a sua comunicação, é uma peça chave para obter sucesso nessa tarefa. Algumas vezes, investir em uma pesquisa poderá trazer ótimos resultados. Se você está começando agora e ainda não tem dados dos clientes, é possível construir uma ideia de público ideal, através do desenvolvimento da brand persona.
Ter descrito de forma clara e objetiva quem será o público alvo das suas comunicações ajuda a manter uma linearidade no tom de suas comunicações e deixa todo o processo muito mais eficaz e ágil. Melhor ainda entender todas as fases do seu funil de vendas e entender quais as preocupações e desejos da sua persona em cada uma dessas fases. Dessa forma a produção de conteúdo será muito mais fluída e efetiva.
CONSTRUA UMA PRESENÇA DIGITAL FORTE
Agora que você entendeu quem é o seu público ideal, você precisa trabalhar o posicionamento da marca nos mesmos locais que o seu público está. Em pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) constatou-se que 97% dos consumidores de 27 cidades brasileiras buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas. Ou seja, mesmo que o seu negócio não realize vendas online, seu consumidor irá pesquisar a sua marca no google, irá ver o seu perfil nas redes sociais e tentará descobrir o que seus outros clientes pensam sobre o seu produto.
Se você ainda tem dúvidas se vale a pena ter uma loja virtual, saiba que houve um aumento acelerado nas vendas em e-commerce durante a pandemia em 2020, e esse aumento se consolida para os próximos anos no país. As vendas online hoje correspondem a 11,6% do setor varejista, de acordo com dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
PLANEJE DE ACORDO COM OS CANAIS
O desenvolvimento de um Planejamento de Marketing Digital bem estruturado, adequado às realidades da sua marca e ao público alvo irá direcionar todos os seus esforços de comunicação no futuro da sua marca. Seja ele mensal, semestral ou anual, será um processo permanente nas estratégias de marca, sendo revisto sempre que necessário.
Além disso, é necessário realizar os processos de planejamento com antecedência, assim é possível organizar as mais diferentes campanhas, estruturando com calma cada uma das ações e conseguindo marcar presença nas principais datas comerciais.
MÃOS À OBRA! HORA DE PRODUZIR CONTEÚDO DE QUALIDADE
Após a definição dos meios de contato e do planejamento, a sua presença digital é praticamente uma tela em branco. A produção de conteúdo relevante e aderente aos seus públicos será a alma da sua presença digital. É através da produção de conteúdo de qualidade que suas redes e o seu site serão alimentados, garantindo uma boa frequência e constância nas publicações e mantendo a sua presença digital a longo prazo.
DEVO INVESTIR EM ANÚNCIOS?
A resposta é: depende. É possível conseguir bons resultados seguindo os passos acima, que não requerem investimento em anúncios. Entretanto, investir em tráfego pago irá potencializar os seus esforços de marketing. Além disso, colocar dinheiro no Instagram, Facebook e Google não lhe garante aumento nas vendas. É necessário que todo o trabalho de construção da presença digital, desenvolvimento e manutenção do site, meios de contato da marca, atendimento ao cliente e fluxo de vendas estejam bem alinhados, afinal, não serão os anúncios que irão gerar a venda, os anúncios irão lhe garantir aumento de tráfego e reconhecimento de marca. O fechamento dos negócios fica nas mãos da sua empresa.
A verdade é que não existe uma fórmula mágica. Cada empresa é única, assim como as características de cada público alvo. Estar presente através do Marketing Digital, construir um site de qualidade, realizar planejamentos recorrentes e ter uma boa frequência de produção de conteúdo irá impulsionar o seu negócio, auxiliando na construção de uma marca forte e memorável.
Conte com a Pro9 para auxiliar em toda essa jornada! Entre em contato e permita-se aparecer.