Todas as ações de comunicação que visam divulgar ideias, negócios e empresas na internet fazem parte do conceito de Marketing Digital. Um conceito cada vez mais comum de se ouvir, mas você realmente sabe o que é, como surgiu e quais as estratégias ligadas a ele?
De tanto ouvirmos por aí, o Marketing Digital parece uma coisa simples, mas pode ser muito mais amplo e complexo do que se imagina e vai muito além de ter um site ou redes sociais. Entender esses conceitos vai te ajudar a colocar em prática as melhores estratégias para expandir os seus negócios esse ano. Vamos lá?
COMO SURGIU O MARKETING DIGITAL?
Nos anos 90, quando a internet surgiu e começou a ganhar força, rapidamente as empresas perceberam a nova tecnologia para divulgação de ideias, projetos e negócios. Com o advento dos buscadores como o Google e o Yahoo e o surgimento de redes sociais, o consumidor deixou de ser apenas expectador e produzir o próprio conteúdo, deixando claro as suas opiniões.
Cada vez mais a pesquisa por marcas e serviços foi ganhando força, chegando aos dias atuais, onde 9 a cada 10 consumidores fazem uma pesquisa online antes de adquirir algum produto. Tornando esse espaço muito mais competitivo para se ter um site no topo da página de resultados de pesquisa e o trabalho de Marketing Digital cada vez mais necessário.
QUAIS AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS?
São inúmeras as possibilidades para se trabalhar com Marketing Digital e a cada dia surgem novas tendências e novas técnicas. Mas existem algumas estratégias já consolidadas e que trazem muito resultado para seus adeptos. Vamos a elas:
- E-mail marketing
- Marketing de Conteúdo
- Inbound e Marketing
- Search Engine Optimization
- Gestão de Redes Sociais
A principal vantagem do Marketing Digital é a rastreabilidade dos resultados e a análise dos dados em tempo real. Após colocar em prática as estratégias, normalmente uma combinação delas, de acordo com o objetivo, é possível analisar toda a jornada de compra dos consumidores.
CONHEÇA OS PRINCIPAIS CONCEITOS:
Ao adentrar no mundo do Marketing Digital nos deparamos com os mais diversos termos, então vamos esclarecer alguns deles abaixo.
Brand Persona
No Marketing tradicional, é traçado um público alvo ideal para se direcionar as comunicações, entretanto, no meio digital, o aprofundamento desse público ideal, traçando suas características, preferências e hábitos, auxilia muito no desenvolvimento de trabalhos.
A Brand Persona é um personagem semifictício, pois é desenvolvido levando em consideração as características reais dos consumidores de determinado produto ou serviço.
SEO
SEO ou Search Engine Optimization são técnicas para produção de conteúdo e desenvolvimento de páginas da Web que sejam facilmente localizadas nos sites de busca. O principal objetivo é aplicar as técnicas para que o site da empresa ou marca, apareça na primeira página quando seu produto for procurado por um consumidor em potencial.
LEADS
Basicamente, leads são as informações a respeito de um possível cliente, ou seja, o contato. É possível criar campanhas para captação de leads através de anúncios, dentro de um site ou landing page.
TRÁFEGO PAGO
Trata-se de investimentos, que podem ocorrer em diversas plataformas como Google, Youtube, Facebook, Instagram, para criar publicações de forma destacada e direcionada para nichos específicos de público. Uma estratégia muito utilizada quando se precisa aumentar o alcance de publicações de forma rápida.
Existem várias outras estratégias de Marketing Digital, todas fundamentais para melhorar a presença digital da sua marca e se tornar memorável para seus consumidores. Você pode sempre contar com a ajuda de especialistas para destacar o seu negócio. A Pro9 tem as melhores soluções e está apostos para montar o seu planejamento de Marketing Digital de forma personalizada para atingir os seus objetivos.
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