Que a sua marca precisa estar nas redes sociais você já sabe, mas quais caminhos e quais ferramentas utilizar para garantir uma boa presença digital e aumentar a visibilidade da sua marca?
Além de atrair clientes para o seu negócio e levar tráfego para o seu site, trabalhar a presença online da marca irá construir uma identidade digital, auxiliando a criar, com persistência e consistência, uma imagem positiva na mente de seus principais públicos.
ESTEJA ONDE O SEU PÚBLICO ESTÁ
Para divulgar a sua marca nas mídias físicas, você precisa escolher meios que sejam visíveis para os seus futuros clientes, certo? Se você possui um negócio em São Paulo, apenas, de nada adiantaria um outdoor em Minas Gerais ou anunciar em uma rádio de Porto Alegre, se o seu objetivo é aumentar as vendas em sua cidade de origem. Para melhorar a presença digital da sua marca, a estratégia é basicamente a mesma.
Procure e pesquise quais os meios de comunicação digital que o seu público mais consome. Diferentes tipos de público, diferentes faixas etárias, vão interferir nas suas escolhas. Uma boa pesquisa de público e entendimento da sua brand persona irão ajudar nessa tarefa.
CONVERSE COM A SUA BRAND PERSONA
Agora que você já definiu os meios de comunicação e achou onde está o seu público, está na hora de pensar em como utilizar o marketing digital a favor da sua empresa. Criar conteúdos que tenham valor para seus potenciais clientes é a peça chave para conquistá-los e mantê-los atentos ao que você tem a dizer.
Novamente a pesquisa irá ajudar a entender de que forma o seu público se comunica e quais assuntos ele se interessa, para que você se comunique da melhor forma possível. Criar a brand persona, registrando seus interesses e características da forma mais detalhada possível facilita muito o dia a dia, conduzindo assuntos que conversarão diretamente com o seus clientes em potencial.
TENHA UMA BOA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL
No momento do planejamento são definidas todas as estratégias que você irá utilizar no decorrer do mês, do semestre e do ano. Ter uma visão macro dos objetivos e traçar com clareza todas as etapas do funil de vendas irá auxiliar no direcionamento dos esforços de Marketing Digital da sua empresa.
Além disso, é necessário realizar os processos de planejamento com antecedência, assim é possível organizar as mais Fundamentais para impulsionar as vendas (Online e físicas), as estratégias irão determinar quais conteúdos serão trabalhados, quantos e quais tipos de anúncios serão criados, de que forma o site da empresa será atualizado e otimizado para SEO e quais as ferramentas de remarketing serão utilizadas.
“Antes de criar mais ótimos conteúdos descubra primeiro como você vai divulgá-lo.”- Joe Pulizzi e Newt Barrett
PRODUZA CONTEÚDO DE QUALIDADE
Com o seu planejamento em mãos, chegou a hora de colocar as mãos na massa criando os conteúdos que darão alma para as suas estratégias. A produção de conteúdo deve ocorrer de forma rica e coerente, dessa forma você demonstra a autoridade que a sua marca possui perante os assuntos da sua empresa.
É preferível que você produza pouco conteúdo, porém com muita qualidade, do que produzir todos os dias conteúdos fracos ou sem relevância para o seu público. Lembrando sempre de produzir textos, imagens e vídeos que tenham relevância para a persona da sua empresa e utilizar links e referências que levem ou mantenham o tráfego no seu site.
INVISTA EM ANÚNCIOS
Não menos importante que os demais passos de Marketing Digital, os anúncios podem auxiliar muito na visibilidade do seu negócio. Tenha em mente que não existe fórmula mágica ou receita de bolo. Investir em anúncios, seja para aumentar a visibilidade, aumentar as vendas ou simplesmente engajar conteúdos, requer estudo e testes, pois cada tipo de empresa e cada tipo de público desejado, irá necessitar de configurações e valores de investimento distintos.
UTILIZE TÉCNICAS DE SEO E APAREÇA NO GOOGLE
Não existe melhor forma de melhorar a visibilidade da sua marca sendo facilmente encontrado no Google. Trabalhar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para melhorar o posicionamento do seu site nas ferramentas de pesquisa. Para isso, é necessário novamente ter em mente a sua brand persona, pois toda a estratégia estará ligada às principais palavras chave que o seu público está pesquisando.
Além de configurar o seu site de acordo com todas as boas práticas de SEO, ter conteúdo textual nas suas páginas onde as palavras chave sejam bem exploradas, trará bons resultados na melhora do seu posicionamento.
Como você pode ver, a presença digital é fundamental para dar visibilidade a sua empresa, agregando credibilidade e divulgando informações importantes sobre a sua marca. Lembrando que a construção desta imagem é um trabalho a longo prazo, então é necessário começar o quanto antes para logo colher os resultados do Marketing Digital.
Precisando de ajuda para criar uma boa presença digital e melhorar a visibilidade da sua empresa? Entre em contato conosco e permita-se aparecer.